Instituto Pensar - Biden recebe dossiê recomendando o fim de parcerias com Bolsonaro

Biden recebe dossiê recomendando o fim de parcerias com Bolsonaro

por: Eduardo Pinheiro 


Presidente americano Joe Biden no Salão Oval da Casa Branca Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS

presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e membros do alto escalão do novo governo receberam esta semana um dossiê que pede o fim de qualquer relação política com o Brasil enquanto Jair Bolsonaro estiver na Presidência, segundo reportagem da BBC News Brasil.

Leia também: Investidores estrangeiros criticam ação do governo na proteção da Amazônia

A iniciativa da U.S. Network for Democracy in Brazil têm o endosso de mais de 100 acadêmicos de universidades como Harvard, Brown e Columbia, além de organizações como a Friends of the Earth, nos EUA, e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), no Brasil. O documento também foi revisado pela deputada Susan Wild, do comitê de Relações Internacionais, e Raul Grijalva, presidente do comitê de Recursos Naturais.

Política de Biden

De acordo com a BBC News Brasil, o material chegou ao núcleo do governo Biden por meio de Juan Gonzalez, recém-nomeado pelo próprio presidente americano como diretor-sênior para o hemisfério ocidental do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Recentemente, Gonzalez reforçou que os direitos humanos, ambientas e democráticos são essenciais para manter qualquer relação com os EUA após a vitória de Biden.

"Qualquer pessoa, no Brasil ou em outro lugar, que achar que pode promover um relacionamento ambicioso com os EUA enquanto ignora questões importantes como mudança climática, democracia e direitos humanos, claramente não tem ouvido Joe Biden durante a campanha?, disse Gonzalez recentemente.

https://twitter.com/Cartajuanero/status/1319392360279756800?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1319392360279756800%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fbiden-recebe-dossie-recomendando-o-fim-de-parcerias-com-bolsonaro%2F

Relação com Trump e meio ambiente

O documento afirma que a aliança entre Donald Trump e seu par brasileiro teria colocado em xeque o papel de "Washington como um parceiro confiável na luta pela proteção e expansão da democracia?.

"A relação especialmente próxima entre os dois presidentes foi um fator central na legitimação de Bolsonaro e suas tendências autoritárias?, diz o texto, que recomenda que Biden restrinja importações de madeira, soja e carne do Brasil, "a menos que se possa confirmar que as importações não estão vinculadas ao desmatamento ou abusos dos direitos humanos?, por meio de ordem executiva ou via Congresso.

O texto reforça o que Biden e sua vice, Kamala Harris, além de ministros e diretores de diferentes áreas do novo governo, já criticaram abertamente. "O governo Biden-Harris não deve de forma nenhuma buscar um acordo de livre-comércio com o Brasil?, frisa o dossiê.

Outros pontos também foram destacados, como os direitos indígenas; economia política; base de Alcântara e apoio militar dos EUA; direitos humanos; violência policial; saúde pública; coronavírus; liberdade religiosa e trabalho.

"Os EUA têm obrigação moral e interesse prático em se opor a uma série de iniciativas da atual presidência do Brasil?, diz o texto. "A recente ?relação especial? entre os dois países por meio da ampliação de relações comerciais e ajuda militar possibilitou violações dos direitos humanos e ambientais e protegeu Bolsonaro de consequências internacionais.?

Com informações da BBC News Brasil



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: